27/09/2022
Aprox. 7 min.Impacto da embalagem X Frete
Quando o assunto é a logística de uma empresa, a escolha da embalagem e o frete são extremamente importantes, pois garantem a satisfação do cliente.
O processo de envio de um produto é cauteloso e depende do manuseio de vários profissionais em suas etapas. A embalagem escolhida deve considerar essa movimentação, prezando também pelo bem-estar desses profissionais.
Nesse sentido, podemos afirmar que o frete e a embalagem fazem parte da experiência de compra do consumidor. E mais do que isso, esses itens são relevantes para os custos de uma empresa, já que a embalagem tem relação direta com gastos envolvendo o transporte de produtos.
Pensando nesses fatores, reunimos neste artigo algumas dicas sobre como otimizar os gastos com transporte sem que isso afete a entrega de qualidade para o cliente. Confira!
Tipos de embalagem: primária, secundária e terciária
Antes de explicar sobre os impactos da embalagem no custo do frete é importante citarmos os tipos existentes. São elas:
Embalagem primária:
A embalagem primária armazena e também mantém o produto em boas condições. Esse tipo de embalagem fica em contato direto com o produto. Garrafas de vinho, latas de refrigerante e pacotes de salgadinhos são exemplos de embalagens primárias.
Embalagem secundária:
Para reunir uma ou mais embalagens primárias são utilizadas as embalagens secundárias. Um pacote maior que tenha vários pacotes de salgadinhos e uma caixa de remédios que contém as cartelas de comprimidos são consideradas embalagens secundárias. Em algumas situações, essas embalagens são utilizadas para o transporte.
Embalagem terciária:
A embalagem terciária vai conter inúmeras embalagens secundárias para o transporte desses produtos. Para este tipo são necessários materiais resistentes e um exemplo são os paletes carregados com caixas de papelão empilhadas.
A importância da escolha correta de embalagem
Como já mencionamos, uma escolha assertiva de embalagem fideliza o cliente, pois garante a entrega intacta do produto, resultando em uma emoção positiva no recebimento. E essa escolha é igualmente relevante para os custos da empresa com a logística.
Uma embalagem customizada apresenta ao cliente quais são os valores da empresa e isso se converte em vendas.
Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), 75% das empresas que investiram em design em suas embalagens obtiveram aumento nas vendas.
Além disso, a escolha da embalagem deve considerar ainda:
Armazenamento de produtos:
As embalagens também são importantes para estocar os produtos da melhor maneira possível. Por isso, é necessário considerar a capacidade de empilhamento para que não ocorram avarias.
Resistência no manuseio:
Quando um produto é enviado para o seu destinatário, ele passará pelo manejo de mais de um profissional, já que uma entrega contém mais de uma etapa.
A embalagem precisa ser resistente em toda essa jornada e também considerar a manipulação dos envolvidos nas etapas de envio, evitando acidentes.
Transporte:
A escolha da embalagem também deve se adequar ao espaço disponível no veículo que fará o transporte. Ela ocupa muito espaço, protege o produto de impactos?
Como fazer a melhor escolha de embalagem:
O primeiro aspecto a ser observado na escolha de embalagem é a adequação ao produto. Essa adequação precisa levar em conta o tamanho do item e também a sua proteção.
Uma embalagem justa pode causar rasgos, já uma embalagem muito larga pode fazer com que o produto quebre ou sofra algum outro dano já que existe espaço sobrando.
A melhor escolha de embalagem também diz respeito a impactos ambientais. Materiais recicláveis ou retornáveis são ótimas opções que diminuem os danos ao meio ambiente e também os custos com frete.
Otimização de gastos com frete sem afetar a qualidade da entrega
Muitas empresas erram ao priorizar o baixo custo com a embalagem, já que por vezes isso pode comprometer a qualidade na entrega.
Diante de todos os fatores que apresentamos neste artigo, fica evidente que a escolha de embalagem envolve uma série de questões.
Depois de observadas todas essas questões, avaliar o que pode representar gastos desnecessários é o primeiro passo para um custo mais eficiente de frete. A embalagem utilizada tem uma dimensão e estrutura adequada para o seu produto? É possível diminuir a embalagem sem que ela afete a entrega do produto?
A tecnologia de fabricação de embalagens evoluiu muito nos últimos anos. Existem diversas novas possibilidades que podem ser exploradas. É preciso conhecer algumas delas e considerar utilizá-las caso elas atendam as necessidades de envio da sua empresa.
As informações que atualmente constam nas embalagens da sua empresa são necessárias? Avalie essas informações, mantendo só o que é necessário. As cores de impressão também podem diminuir custos. As tintas preto e branco são mais baratas do que as coloridas.
Levar em consideração essas questões pode otimizar os custos com frete, mas é essencial que isso não afete a entrega de qualidade para o cliente. É preciso encontrar um equilíbrio.
A Vértice Embalagens fabrica envelopes plásticos de segurança, além de embalagens resistentes e flexíveis para diversos tipos de aplicações.
Cada solução de embalagem foi desenvolvida para transporte seguro e eficiente.
Conteúdos relacionados