O impacto do frete na decisão de compra no e-commerce
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28/04/2023

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O impacto do frete na decisão de compra no e-commerce

O preço do produto não é o único fator a considerar na compra online. Descubra como o frete influencia na decisão.

Os investimentos em transportes mais rápidos e seguros, assim como a criação de e-commerces, proporcionaram inúmeras possibilidades de compras pela internet.

Atualmente é possível adquirir produtos das mais diversas localidades do mundo sem que seja necessário sair de casa.

Contudo, apesar da facilidade e praticidade, o valor do frete e as condições em que um produto chega no seu destino são fatores cruciais na decisão de compra.

Neste artigo falaremos especificamente sobre o frete e como ele é importante nas compras por e-commerce.

Continue a leitura!

Entenda quais são os principais tipos de frete

Antes de falarmos sobre o impacto do frete na decisão de compra, é necessário saber quais são os principais tipos de fretes utilizados pelas empresas.

São eles:

  • CIF

O frete CIF, termo oriundo do inglês Cost, Insurance and Freight, significa Custo, Seguro e Frete.

Neste tipo, o gerenciamento de riscos do transporte e os custos serão feitos pelo remetente da carga.

Em relação aos impostos, eles serão cobrados sobre o valor do frete e da mercadoria.

O cliente realizará um pagamento de valor unitário, que é calculado considerando o preço do produto, impostos, seguro e frete, que será utilizado como base para o cálculo do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Este frete é recomendado principalmente para as empresas que comercializam produtos diretamente para o consumidor final, o Business to Consumer (B2C), como é o caso de e-commerces.

  • FOB

O Frete FOB, da sigla em inglês para "Free On Board", significa que a responsabilidade pelo transporte da carga é transferida do fornecedor para o cliente assim que a carga é embarcada no navio ou avião.

É responsabilidade do cliente arcar com os custos de transporte, incluindo seguro e taxas alfandegárias.

Os tributos aplicados neste tipo de frete são específicos para os serviços de transporte, incluindo o ICMS, IPI, PIS e Cofins.

Essa modalidade é mais adequada para transações Business to Business (B2B), já que os compradores geralmente têm suas próprias redes de parceiros logísticos para otimizar prazos e custos de entrega.

  • DAP

No DAP (Delivered at Place) o fornecedor é responsável pelo transporte da carga até um local determinado pelo comprador, que pode ser um porto, aeroporto ou outra localidade.

A partir disso, o comprador é responsável pelo transporte e pelos custos associados, incluindo impostos e taxas alfandegárias.

O fornecedor que é encarregado de enviar os documentos necessários para a liberação da carga e por cumprir as normas de segurança e transporte.

  • DDP

No caso do DDP, o fornecedor é responsável por todo o processo de transporte e pelos custos associados até o destino final.

Isso inclui o transporte internacional, o desembaraço aduaneiro, o pagamento de impostos e taxas e a entrega da carga ao cliente. Nesta modalidade, o cliente não precisa se preocupar com nenhum aspecto do transporte, além de efetuar o pagamento do valor combinado anteriormente.

Ambas as modalidades são mais adequadas para transações B2B, onde as empresas têm maior conhecimento e experiência em logística e podem gerenciar melhor os custos e riscos associados ao transporte internacional.

Contudo, é importante que os compradores verifiquem com cuidado as responsabilidades e os custos envolvidos em cada modalidade antes de fechar o negócio.

Quais os principais fatores que interferem no frete

Em muitos casos o preço do produto é a principal consideração para os compradores decidirem uma compra, mas o custo do frete pode ser um diferencial que leva o cliente escolher determinada loja.

Isso porque o valor do frete pode representar uma porcentagem significativa do preço total do produto, tornando a compra menos atraente.

Uma outra questão relevante é o período de entrega e a confiabilidade da transportadora.

A rapidez e a segurança na entrega são fatores que contribuem para uma experiência positiva de compra e isso fideliza o cliente para compras futuras.

Além de uma preocupação com a qualidade da entrega, os e-commerces costumam oferecer descontos nos produtos, que somados ao valor do frete atraem o interesse do público.

Essas promoções podem incluir também frete grátis para compras acima de um valor ou frete com desconto para novos clientes, por exemplo.

Todas essas estratégias podem mudar de acordo com a empresa, mas o que há em comum em todas elas é o cuidado com a embalagem e envelope que o produto vai seguir até o seu destino.

Os envelopes que produzimos aqui na Vértice Embalagens possuem até 90% de resina pós-consumo (PCR), que é um tipo de plástico reciclado produzido a partir de resíduos plásticos que foram previamente utilizados como garrafas PET, sacolas, embalagens, entre outros.

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