15/05/2023
Aprox. 5 min.Como otimizar o cadastro de produtos e melhorar as vendas no e-commerce?
Descubra como otimizar o cadastro de produtos em seu e-commerce para aumentar as vendas e impulsionar seu sucesso.
A forma de comprar mudou muito nos últimos anos e todas essas transformações foram impulsionadas pela internet e pelos e-commerces.
Desde 2020 o comércio digital e esse canal de compra está entre os preferidos pelos brasileiros.
De acordo com uma pesquisa feita pela Octadesk, em parceria com a Opinion Box, 61% dos consumidores estão comprando mais pela internet do que nas lojas físicas. Além disso, grande parte das pessoas (78%) afirma fazer pelo menos uma compra online por mês.
Passando pela variedade, quantidade de opções disponíveis, até a praticidade, são diversos os fatores que incentivam os consumidores a comprarem cada vez mais pela internet.
As empresas passaram a investir em formas de chegar até o cliente via internet e proporcionar uma experiência positiva.
Neste artigo, vamos explicar como otimizar o cadastro de produtos e melhorar as vendas no e-commerce.
A importância do cadastro de produtos para o sucesso do e-commerce
O cadastro é, antes de tudo, a forma ideal de organizar e sistematizar a gestão de estoque de uma empresa.
Essa organização proporciona uma padronização de registros e também auxilia áreas como marketing, vendas e contabilidade a desempenharem suas funções, já que a venda de um produto passa por todos esses setores.
Além deles, a administração da empresa também é beneficiada, já que o cadastro de produtos possibilita uma visão precisa do número de itens disponíveis.
Visualizar esses dados sempre que necessário é crucial para identificar a necessidade de reposição de estoques e até mesmo realizar promoções para os produtos que costumam vender mais, constantemente ou em alguma data comemorativa.
Os responsáveis pelas campanhas de divulgação e marketing de produtos saberão com antecedência quais são os produtos mais e menos vendidos.
Isso vai fazer com que sejam criadas campanhas e descontos específicos.
Como otimizar o cadastro de produtos
O primeiro aspecto sobre o processo de cadastro de produtos é que ele costuma ser simples e intuitivo.
Isso acontece porque as plataformas e sistemas criados para isso se preocupam em fazer dessa etapa o mais simplificada possível.
É justamente nesse ponto que vem a primeira dica: se o sistema ou plataforma que você usa apresenta muitas dificuldades e problemas constantes, considere a possibilidade de trocar.
Procure opções, pesquise com outros profissionais que trabalham com e-commerce e peça opiniões.
Depois disso, verifique os pontos abaixo para otimizar o seu cadastro de produtos.
Capriche na descrição
Uma descrição padronizada e bem escrita dos produtos em um e-commerce, é importante para servir de base para outros processos descritivos.
Fazer isso ajuda a uniformizar as descrições, o que evita erros e reduz o tempo de busca pelos itens.
Ainda relacionado com a descrição, o título do produto é outro elemento importante, já que é o primeiro contato que o cliente terá com o item.
O título precisa ser informativo, criativo e atraente, para contribuir com as métricas do e-commerce e aumentar o ranqueamento orgânico da página nos mecanismos de busca.
Invista em técnicas de SEO
Uma estratégia de SEO bem planejada influencia muito no alcance que produtos podem ter nas vendas pela internet.
A sigla SEO significa Search Engine Optimization e está relacionada com um conjunto de técnicas utilizadas em um determinado conteúdo para que ele apareça antes de outras páginas nos resultados de buscadores.
Aplicando esse conceito em e-commerce, é muito benéfico que a sua página apareça antes dos sites dos concorrentes.
Para isso é necessário criar:
- Título da página diferenciado e criativo;
- Descrição completa;
- Palavras-chave relacionadas com os produtos;
- Conteúdo de qualidade em uma página de blogs;
- URL chamativa;
- Meta Tag Description;
- Estrutura do conteúdo das páginas do tipo: h1, h2, h3.
Crie categorizações
Otimizar o cadastro de produtos é uma etapa que também demanda a ordenação para que isso auxilie no controle de estoque.
A classificação poderá ser baseada em atributos dos produtos, como aqueles que apresentam maior lucratividade, maiores índices de vendas e rotatividade, preços mais altos ou mais baixos, procedência dos fornecedores, assim como a conformidade com as obrigações fiscais e tributárias.
É essencial que esses dados sejam incluídos nos relatórios gerenciais, uma vez que permitirão o estabelecimento de um perfil de vendas mais abrangente e detalhado para o seu comércio eletrônico.
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