Psicologia das cores para as embalagens plásticas
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23/05/2023

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Psicologia das cores para as embalagens plásticas

Conheça as estratégias da psicologia das cores para embalagens plásticas para destacar seu produto no mercado.

A função das cores é muito abrangente e a capacidade delas vai muito além do que é possível imaginar.

Diversos campos de estudos já se debruçaram sobre a maneira como as cores podem influenciar nossas escolhas e preferências.

A psicologia das cores, por exemplo, é um estudo que tem como objetivo compreender o comportamento humano em relação às cores e como cada cor interfere em mudanças nas emoções, sentimentos e até mesmo na criação de desejos.

Neste artigo, vamos falar especificamente sobre a psicologia das cores aplicada no contexto de embalagens plásticas

Surgimento da psicologia das cores

O matemático e físico Isaac Newton foi um dos primeiros estudiosos que voltou o olhar para uma investigação profunda sobre as cores, contudo, o seu foco era diferente da psicologia.  

Foi ele que fez a descoberta de que a luz branca se desdobrava em várias tonalidades ao passar por um prisma.

Depois dessa descoberta, Johann Wolfgang von Goethe notou a influência das  cores na percepção e nas emoções humanas. Goethe publicou o livro intitulado “Teoria das tonalidades” no início do século XIX.

No livro, ele afirma que a percepção das cores e tons é subjetiva, mas os efeitos que elas exercem sobre os seres humanos são universais.

Se baseando nessas informações e nos diversos outros estudos sobre cores que nasceram posteriormente, diversas áreas, como o campo do marketing, passaram a utilizar essas descobertas para aprimorar suas práticas de trabalho.

Definição de psicologia das cores

A psicologia das cores é uma área ampla de estudos sobre as formas que o  cérebro humano interpreta as cores e quais emoções e sensações essas interpretações se transformam.

Na obra chamada “A Psicologia das Cores: como as cores afetam a razão e emoção”, a autora Eva Heller, que também é psicóloga, apresenta uma definição sobre como as cores se relacionam com os sentimentos, percepções, sensações e desejos humanos.

Para o livro, a autora fez mais de 2 mil entrevistas na Alemanha para se aprofundar sobre o significado das cores. Algumas delas são:

  • As tonalidades de vermelho, com cerca de 105 opções, são associadas a sentimentos intensos de amor e paixão;
  • As cores favoritas de muitas pessoas incluem tons como azul, verde, vermelho, preto e amarelo;
  • A diversidade de significados das cores é grande, que vão desde a paz até a representação do amor secreto e da maturidade;
  • As pessoas podem associar cores diferentes para cada tipo de sofrimento.

A psicologia as cores no contexto de embalagens 

Agora que já apresentamos o conceito de psicologia das cores, é preciso entender como ela é aplicada em embalagens.

O primeiro ponto em relação a isso é que as cores escolhidas para uma determinada embalagem não devem ser muito destoantes das cores definidas na identidade visual da marca da empresa, por exemplo.

Tanto a identidade visual quanto as embalagens precisam conversar, já que são relacionadas para a mesma empresa. Escolher tons diferentes fará com que o cliente não associe a marca com a embalagem

Essa associação também pode transmitir um maior critério estético, profissionalismo e solidez nos objetivos de trabalhos propostos ao público.

A psicologia das cores pode ser aplicada no setor de embalagens principalmente porque ela não se relaciona apenas com as vendas.

Uma embalagem consegue traduzir uma série de fatores e criar uma conexão com o cliente.

Ao planejar a criação das embalagens para seu produto, é fundamental considerar não apenas o material, o transporte e a capacidade de armazenamento, mas também as cores que serão utilizadas.

O que cada cor de embalagem pode transmitir 

Como a psicologia das cores explica, as cores podem influenciar decisões e estimular escolhas.

Abaixo, vamos explicar alguns aspectos sobre as principais cores: 

  • Embalagem branca

A escolha de uma embalagem com uma base branca transmite a sensação de renovação.

O branco denota leveza e é considerada uma cor segura e fundamental, capaz de transmitir grande confiabilidade aos consumidores quando combinada com outras tonalidades. 

  • Embalagem vermelha

A cor vermelha evoca energia, paixão e ação.

O vermelho pode estimular o apetite, mas deve ser utilizada com moderação, já que um uso excessivo pode causar a sensação de irritabilidade.

Essa tonalidade é uma alternativa para quem deseja envolver, cativar, motivar e impactar o consumidor de forma enérgica e incisiva.

  • Embalagem amarela

O amarelo significa conhecimento e informação já que estimula o lado esquerdo do cérebro e atividades mentais.

As marcas que desejam transmitir entusiasmo, comunicação, criatividade e clareza de pensamento podem escolher essa cor.

  • Embalagem com tonalidade azul

O azul transmite sensações de responsabilidade e discrição e também tranquilidade, ordem, profissionalismo e organização.

É uma tonalidade considerada sóbria, ideal para marcas que valorizam a integridade, autoridade e especialização.

  • Embalagem com tonalidade preta

O preto é conhecido por evocar mistério, discrição e proteção. Também está associado ao poder e controle.

Essa cor também está ligada à sofisticação, elegância e classe, transmitindo sensações de proteção, conforto e formalidade.

Cada uma das cores e suas características, quando combinadas, conseguem comunicar os objetivos da marca.

Independente da cor escolhida, na Vértice Embalagens você encontra as melhores opções de embalagens que unem qualidade e segurança.

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