
17/01/2023
Aprox. 5 min.Entenda o que é a política de qualidade ISO 9001
A política de qualidade pode ser uma ferramenta para a empresa melhorar ainda mais a entrega de seus produtos e serviços. Saiba como isso é possível.
As empresas, ao longo de sua história e considerando as suas particularidades, revisam de forma contínua seus processos e etapas internas para oferecer o melhor serviço ou produto para seus clientes.
Essa busca concreta para disponibilizar o melhor também pode ser chamada de política de qualidade e impacta diretamente na qualidade de entrega de produtos.
A política de qualidade é considerada um dos pilares de um ecossistema amplo e complexo chamado sistema de gestão de qualidade.
O papel da política de qualidade, dentro deste sistema, é extremamente relevante para integrar pontos que envolvem estratégias e objetivos da organização.
Mais do que orientar a criação e melhoria de estratégias do sistema de gestão de qualidade, a política de qualidade pode embasar estudos que avaliam possibilidades de melhoria de processos.
Ajustes dessa ordem dizem respeito a diminuição de custos e de prazo da logística, por exemplo.
Para exemplificar, imagine um restaurante. A política de qualidade desse estabelecimento pode ser a de fazer entregas rápidas, com pratos bem embalados, que conservem a temperatura da comida e garantam o sabor. A manutenção da qualidade do produto entregue tem como resultado a crescente geração de lucro para o restaurante.
A cada sugestão de melhoria de algum preparo, inserção de um ingrediente saboroso ou medidas que façam as entregas serem mais ágeis, existe como resposta a melhoria da qualidade de um serviço.
Neste artigo vamos focar na política de qualidade ISO 9001 e o quanto ela é importante para empresas de diferentes segmentos. Continue a leitura!
Mas, afinal, o que é política de qualidade ISO 9001?
A ISO 9001 demanda das empresas a necessidade de criação de uma política de qualidade.
É por meio da seção 5 da regra, que conta com requisitos relacionados à alta direção e as melhores práticas, que a organização tem chance de alcançar uma prestação de serviços de excelência.
Resumidamente, a seção 5 da ISO 9001:2015 diz respeito à liderança e ao engajamento, além de responsabilidades que se relacionam com a organização dos setores da empresa.
Existem alguns pontos que norteiam a atuação da alta direção em relação à política de qualidade, que incluem:
- Se certificar de maneira constante que a política e objetivos definidos para a garantia da qualidade sejam pertinentes para a realidade do negócio;
- Considerar fatores de risco;
- Disponibilizar os recursos que o sistema de gestão de qualidade demanda;
- Reforçar em reuniões, treinamentos e outros momentos, com a presença de toda a equipe, o papel fundamental da política de qualidade;
- Buscar maneiras concretas de alcançar os objetivos traçados;
- Envolver a equipe no sistema de gestão de qualidade.
Vale ressaltar ainda que a política de qualidade interfere na tomada de decisões presentes na rotina da alta gestão e também precisa ir ao encontro da missão, visão e valores da empresa.
Quem deve desenvolver a política de qualidade
É a alta gestão que fica encarregada de criar uma política de qualidade que inclua todas as particularidades de uma empresa.
Dessa forma, é necessário um envolvimento efetivo de pares dessas posições com os setores subordinados, para entender como os processos podem ser aprimorados.
Por se tratar de um documento completo e complexo, muitas empresas acabam apenas copiando a política de qualidade de outras organizações. Mas, ao fazer isso, esta empresa está perdendo uma excelente oportunidade de aprimorar os seus serviços.
Aqui na Vértice Embalagens prezamos pela satisfação dos clientes e o aprimoramento contínuo de nossos processos para garantir a melhor qualidade em nossos produtos. Nossa política de qualidade é: “Compreender e atender as necessidades das partes interessadas, com qualidade e responsabilidade, mantendo e melhorando os processos estabelecidos.” Esse é o norte do trabalho de diversas áreas envolvidas em nossa indústria, que envolve a seleção de matéria-prima, fabricação no formato de extrusão e coextrusão de filmes plásticos, impressão, corte e solda, logística, comercial, finanças e marketing, além da gestão com a liderança da diretoria da empresa.
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