Data driven marketing: saiba o que é e conheça algumas ferramentas
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15/11/2022

Aprox. 7 min.

Data driven marketing: saiba o que é e conheça algumas ferramentas

O Data Driven Marketing tem sido adotado por diversas empresas, pois garante mais segurança na tomada de decisões orientadas por dados. Saiba mais!

Fazer escolhas é algo que está presente em nossa rotina nos mais diversos sentidos. No momento em que acordamos, na roupa que escolhemos vestir, no tipo de transporte que escolhemos para chegar ao trabalho e assim por diante.

Estas decisões mais rotineiras, no entanto, são muito mais "simples" de serem tomadas, tão simples que muitas vezes nem percebemos que são, de fato, escolhas.

Mas quando falamos sobre decisões que as empresas devem tomar, esta abordagem da simplicidade muda totalmente.

Isso porque, na grande maioria das vezes, a decisão que deve ser tomada no ambiente empresarial traz consequências a longo ou curto prazo, que também envolvem gastos ou economia de dinheiro.

Diante de toda esta complexidade e importância, a tecnologia pode se tornar uma importante aliada na tomada de decisões por meio do data driven marketing, que significa fazer escolhas estratégicas e, a partir disso, ter ideias e iniciativas com base em dados.

Neste artigo, vamos explicar o que é data driven marketing, porque ele é importante e como colocá-lo em prática. Continue a leitura!

O que é Data Driven Marketing?

O termo em português significa "orientado por dados".

Este significado se refere a ações e estratégias baseadas em dados consistentes que assegurem determinada escolha.

É importante ressaltar que as metodologias que envolvem o data driven marketing não se resumem apenas a uma coleta de dados simples e sem objetivo.

Os dados são coletados por meio de processos e algoritmos que extraem informações, geralmente em grandes volumes, e posteriormente utilizados para promover melhorias, atualizar processos e até mesmo entender melhor o público.

Quando um negócio conhece seu público a fundo, é possível direcionar melhor as campanhas e os produtos e oferecer uma melhor experiência de compra para os clientes.

Cultura data driven

Não há dúvidas de que criar definições partindo de dados concretos e não de opiniões pessoais é mais seguro.

Mas para que este conceito não fique apenas na teoria, é necessário estimular a cultura data driven.

Estimular esta cultura significa utilizar meios para captação de dados que sejam eficazes e, depois disso, usar esses dados de maneira mais inteligente, caso faça sentido para a empresa.

Com a Cultura data driven é possível fazer diversos tipos de análise de dados, como a análise preditiva, a descritiva, a prescritiva e a diagnóstica.

O uso de cada uma delas vai depender dos diferentes objetivos da empresa. É possível ainda combinar os tipos de análise. Confira algumas vantagens:

  • Aprimorar processos e simplificá-los;
  • Criar categorias para os diferentes perfis de clientes e elaborar estratégias específicas para cada grupo;
  • Destacar a empresa perante o mercado;
  • Fazer uso de tendências;
  • Melhorar a experiência do cliente;
  • Reduzir custos.

Quais ferramentas utilizar?

Depois de explicar os benefícios da cultura data driven, é preciso mencionar quais ferramentas são as mais utilizadas e como elas contribuem para a tomada de decisões. Confira:

  • Google Analytics:

Os serviços e produtos de empresas podem ser relacionados com palavras-chaves específicas, que geralmente o público usa para encontrar opções do que está buscando.

O Google Analytics é uma ferramenta muito útil para observar as estatísticas das palavras. As informações disponíveis são interessantes para alterar as palavras caso necessário ou focar em novas.

  • SEMRush:

O alcance da presença digital de uma empresa pode ser gerenciado pela ferramenta SEMRush, que oferece inúmeras possibilidades.

As informações encontradas nesta ferramenta são relevantes para a análise SEO das páginas de sites dos negócios, pois direcionam o que pode ser melhorado para que o site da empresa apareça nos primeiros resultados das buscas.

  • Buzzmonitor:

A presença dos negócios nas redes sociais é fundamental para atrair clientes, divulgar produtos e serviços e fidelizar aqueles que já consomem determinada marca.

Mas esta presença sem a análise de performance não é uma estratégia efetiva. É por isso que algumas ferramentas de análise e criação de relatórios podem ser utilizadas, como o Buzzmonitor.

Esta ferramenta monitora o alcance dos conteúdos, o que faz com que o planejamento de marketing considere essa performance, mostrando o que precisa melhorar.

O próprio Facebook, por exemplo, apresenta o alcance das publicações gratuitamente.

Prepare a equipe para a Cultura data driven marketing

Promover treinamentos, cursos ou oficinas sobre as ferramentas que citamos ou outras é muito importante para que a cultura data driven seja absorvida pelos times das empresas.

É necessário que a importância da decisão baseada em dados não fique apenas na teoria.

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